SAIBA QUANDO SE PROGRAMAR PARA MONTAR A SUA VITRINE

Durante o ano temos campanhas especiais, virada de estação e muitas datas comemorativas, com isso a Loja acaba se atrasando na produção da Vitrine. Veja aqui como se programar para evitar perder estas oportunidades.

Para grandes empresas do ramo varejista brasileiras ou multinacionais, o ano comercial começa sempre em Março, após o carnaval, até porque aqui no Brasil tem que ser assim, senão a gente acaba sambando no restante do ano, não é mesmo? Mas piadas a parte, uma coisa que nós da HD Store Design aprendemos com os grandes clientes de Varejo, foi sempre nos programarmos com antecedência em relação as campanhas de venda, em especial as Vitrines.

Muitas delas são montadas na Loja para acontecer simultaneamente com os lançamentos de comerciais para TV, jornais, revistas e mídias sociais, ou seja, é necessário se programar de uma forma muito eficiente, e não deixar tudo para a última hora, evitando assim montar uma péssima cenografia, sem estratégia nenhuma, gastando muito mais dinheiro com fornecedor entregando tudo atrasado e ainda correndo o risco do Cliente ver o produto no comercial, mas quando ele passa pela Loja, cadê o produto na vitrine?

Por isso vamos explicar aqui a melhor forma de se programar para que isso não aconteça e para que sua Loja possa sempre estar atualizada na vitrine passando as melhores tendências para o consumidor.

 

C&A – Vitrine Outono Inverno

A vitrine mostra aos Clientes as tendências de uma nova coleção, apresenta as novidades, informa promoções e oportunidades, por isso é de extrema importância que ela seja criada, projetada e produzida no mesmo período dos novos produtos e das campanhas publicitárias, para que ela esteja sempre pronta quando o produto chegar na loja.

O certo é que a equipe de Visual Merchandising trabalhe junto com o departamento de criação de novos produtos e o pessoal do Marketing, colhendo as informações e o briefing necessário para começar a desenvolver o projeto, assim, a vitrine terá o mesmo conceito que as campanhas e os produtos, fazendo com que eles tenham harmonia entre si e consigam facilitar a identificação pelo Cliente daquela tendência que a Marca esta propondo.

O ideal é sempre trabalharmos 6 meses antes da vitrine ir para a Loja, ou seja, a Vitrine de Natal tem que começar a ser desenvolvida em Junho, pra quando chegar no final de Novembro, ela está pronta para ser montada, ao mesmo tempo, em Janeiro já se deve estar começando a trabalhar na vitrine de Outono / Inverno, e assim seguindo o cronograma para todas as outras datas.

Basicamente dividimos as campanhas da seguinte forma:

CAMPANHAS FIXAS

Elas são definidas de acordo com o calendário não podendo alterar seu dia, pois são datas ou feriados oficiais como: Dia das Mães, Namorados, Dia dos Pais, Crianças, Natal e Reveillon. Geralmente são as campanhas mais rentáveis para o Varejo, por isso é bom investir um pouco mais nestas vitrines e caprichar na produção, além disso, no dia seguinte ao feriado, a Vitrine já pode ser desmontada. Elas geralmente tem duração de 1 mês á 1 mês e meio e podem ser desmontadas por um curto período de tempo para entrada de uma vitrine Sazonal ou Especial, que terminadas são retiradas e a Fixa volta novamente para a Vitrine.

DATAS SAZONAIS

Ocorrem num dia ou período determinado do calendário e basicamente inclui: Inicio das estações (Primavera, Verão, Outono e Inverno), Férias, Carnaval, Volta ás Aulas, Dia da Mulher, Festa Junina, Dia do Homem e o mais recente incorporado pelo Varejo, o Hallowen. Porém a Vitrine não depende de uma data específica para ser desmontada, isso pode variar de acordo com a estratégia de cada empresa. Não é necessário se investir tanto nesse tipo de vitrine, mas neste caso, é bom sempre fazer uma boa produção. Ficam na Loja por cerca de 1 á 2 semanas.

DATAS ESPECIAIS

São Vitrines com um curto período de tempo, basicamente ficam na loja apenas 1 semana. Estão dentro dessa categoria: Eventos Regionais (ex.: São João no Nordeste, Virada Cultural em São Paulo), aniversário da Loja, aniversário da cidade, inauguração da loja, lançamentos de novos produtos, novidades, previews, programas especiais (ex.: semana jeans, especial cozinha), parcerias entre outros.

DATAS PROMOCIONAIS

Como o nome já diz, são vitrines feitas para divulgar os melhores preços, promoções e remarcados como: Liquidação, Liquidação Sazonal (Primavera, Verão, Outono, Inverno), Bota Fora, Black Friday e Semana de Descontos. Esse tipo de vitrine pode ter um baixo investimento e não precisa de tanta produção, neste caso o atrativo é o preço, porém, vale a pena ressaltar que uma boa produção e criatividade sempre são os diferenciais nesse caso. Elas sempre ocorrem num período de transição entre ao termino e o começo das Campanhas Fixas ou Datas Sazonais.

A Vitrine é um projeto estratégico, e se for bem planejada aumenta muito as vendas dos produtos na Loja, por isso indicamos sempre profissionais especializados para o desenvolvimento deste tipo de trabalho.

Saiba mais sobre Vitrine: Clique Aqui!
Conheça nossos projetos de Vitrine: Clique Aqui!

Quer um orçamento de Projeto? Entre em contato com a gente e solicite uma proposta, fale com o nosso comercial: comercial@hdstoredesign.com.br

hdstoredesign - henrique dourado3Sobre o Autor: Henrique Dourado é designer especializado em Varejo. Atua na área há 19 anos onde trabalhou nos maiores escritórios de arquitetura do país. Atendeu aos maiores players do mercado com grandes projetos e por 3 anos prestou serviços exclusivos a C&A. Atualmente é CEO e Diretor Criativo da HDSDSaiba mais!

Siga nos!

facebook | twitter | instagram | linkedin | pinterest | tumblr | flickr | youtube | we heart it | mail

Deixe uma resposta

WordPress spam blocked by CleanTalk.