O QUE É ARQUITETURA PARA VAREJO?

Diferente de um espaço residencial ou corporativo, o projeto comercial precisa ser pensado não só para os produtos ou serviços que ali serão disponibilizados, mas precisa ser bonito, prático, funcional e o mais importante: ele tem que vender! 

Quando vai se abrir ou reformar uma Loja, muitos empresários resolvem fazer o projeto por conta própria ou contratam profissionais que não são especializados na área. Então colocam prateleiras nas paredes, ocupam o máximo de espaço possível com equipamentos de solo para caber muitos produtos, instalam qualquer piso, lâmpadas fluorescentes, colocam um balcão caixa no fundo, fazem uma vitrine básica e pronto, já pode abrir.

Ás vezes até se contrata um arquiteto para fazer o projeto, mas se ele não for especializado, a Loja pode acabar ficando simples demais ou muito luxuosa, espantando o público alvo que nem se atreve a entrar. Ele acaba projetando equipamentos milaborantes onde não consegue se expor os produtos de forma adequada, os equipamentos de parede acabam ficando curtos demais e por conta disso os cabides não cabem, e por ai vai. Alguns clientes da HDSD já nos mostrou cada coisa que foram feitas em suas Lojas, que se não tivéssemos visto não acreditaríamos.

Porém, não basta apenas apenas ter um bom projeto de Arquitetura, se ele não tiver como base o Visual Merchandising, senão ele vai apenas ficar bom, mas não será eficiente e vendável.

Ao projetar uma Loja, é necessário verificar 5 pontos importantes:

✓ 1 - Qual o tipo de Loja;
✓ 2 - Quais são os tipos de produtos;
✓ 3 - Qual a capacidade de exposição necessária;
✓ 4 - Qual o conceito de venda;
✓ 5 - Quem é o Cliente principal.

Luigi Bertolli - Shopping Iguatemi Campinas

 

A Loja precisa comportar toda a quantidade de produtos necessária para que seja eficiente e não tenha muito espaço perdido com estoque, isso vale também para estabelecimentos que prestam serviços, afinal, quanto mais espaço para o Cliente, melhor. Ao mesmo tempo é necessário ter uma circulação confortável mas que oriente o Cliente para que ele consiga achar o que quer, de maneira fácil e agradável.

A posição do balcão caixa, o layout de equipamentos, se terão uma ou duas vitrines, se a porta irá ficar no meio ou na lateral, a altura do forro, o tipo de iluminação, projetar os equipamentos adequados, saber qual a cor certa, o melhor tipo de piso, tudo influência no resultado das vendas e por isso é pensado, analisado e projetado de acordo com as necessidades da Loja. Isso é Arquitetura para Varejo.

O investimento da Marca em um bom projeto trará um retorno não só de vendas, mas na praticidade do seu ponto comercial que terá um design estratégico fazendo com que o giro de produtos seja maior e mais eficiente. Além disso, a Loja precisa estar sempre atualizada de acordo com o que o mercado e o consumidor pedem, ela precisa inovar, evoluir, pois a cada dia a concorrência aumenta e as vezes por falta de um investimento que não é tão alto assim, acaba-se ficando para trás.

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hdstoredesign - henrique dourado3Sobre o Autor: Henrique Dourado é designer especializado em Varejo. Atua na área há 19 anos onde trabalhou nos maiores escritórios de arquitetura do país. Atendeu aos maiores players do mercado com grandes projetos e por 3 anos prestou serviços exclusivos a C&A. Atualmente é CEO e Diretor Criativo da HDSDSaiba mais!

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