IDENTIFIQUE-SE! A LOJA PRECISA SE COMUNICAR.

Num mundo onde o Consumidor fica cada vez mais auto-suficiente dentro da Loja, ter uma boa Comunicação Visual não ajuda apenas ele a se orientar no PDV, mas cria uma identidade entre a Marca e o Cliente

Foi-se o tempo em que a Comunicação Visual de uma Loja se resumia apenas a sinalização e precificação, onde qualquer placa padrão com algum pictograma pronto já resolvia tudo, a coisa mudou e muito! A forma com que ela se comunica com o Cliente precisou evoluir e passar do patamar de ser apenas orientativo, para algo que agregasse o conceito da Marca e fosse mais um fator que auxiliasse na decisão de compra.

Com o surgimento do Visual Merchandising, todos os elementos que compõe a parte gráfica, ou seja: placas, painéis, quadros, banners, displays e imagens passaram a fazer parte dessa poderosa ferramenta. Com isso se criou dentro do VM, a técnica de "Identidade Visual", onde cada peça é desenvolvida alinhando informação, estratégia e estética.

Tudo precisa ser pensado de acordo com os valores e o estilo da Marca, desde o logo, a tipografia (letras), cores, formato, e aparência. Tudo isso compõe a Identidade Visual, e como o próprio nome já diz, cria esse impacto de reconhecimento que o Cliente tem quando vê uma fachada ou entra na Loja.

Comunicação Visual (CV) esta presente em todos os setores do PDV, da parede ao solo, do forro ao piso, da vitrine ao provador, e é basicamente composta por:

✓ 1 - Logo;
✓ 2 - Comunicação de Área (Ex.: "Feminino" ou "Esporte");
✓ 3 - Linha Gráfica (Ex.: testeiras ou painéis);
✓ 4 - Imagens;
✓ 5 - Sinalização (Ex.: "Provador" ou "Escada Rolante");
✓ 6 - Precificação;
✓ 7 - Papelaria (Ex.: sacolas ou cartões de visita).

Lojas Americanas - Barra Shopping / RJ

 

Como essa parte é uma das mais complexas e que exige maior atenção, a melhor estratégia para se desenvolver a CV é criar uma padronização. Com isso é possível ter total controle sobre todas as peças, criando mecanismos de execução rápida e com baixo custo de produção. O Manual de Comunicação Visual possui todas as artes catalogadas e especificadas, isso evita o retrabalho de se criar uma nova arte ou fazer peças diferentes das que já estão instaladas na Loja. Já o Guia de Uso da Marca (Branding Guide), auxilia terceiros no uso e aplicação dos conceitos de CV que a Marca utiliza.

Manter o mesmo padrão independente se for Loja única ou rede, é importantíssimo para se criar essa identidade, pois não importa em qual unidade o Cliente vá, sempre irá conseguir se localizar e achar os produtos com facilidade, pois assim que ele vê um painel, banner ou placa, irá identificar a Marca automaticamente e isso é imprescindível para uma boa relação com quem frequenta a Loja.

Além da parte conceitual e orientativa, como a marcação da área infantil ou a indicação de onde se localiza as escadas por exemplo, existe toda a parte técnica e legal que por obrigação precisa existir. Placas de PROCON, telefone de SAC, leis, informações de atendimento ao Cliente, tudo isso precisa ser exposto de forma visível, mas que não fique em desacordo com o resto da CV. Geralmente, esse tipo de comunicação legal sempre precisa ser alterada, inserida ou retirada, e por isso ter controle é o que ajuda a organizar e não deixar a sua Loja que está super bonita, com uma informação pendurada na parede impressa numa folha de sulfite. E sim, os Clientes reparam.

Por isso vale muito a pena investir na CV da Loja. Com essa onda de redes sociais, um painel super descolado, aquela linha gráfica que passa uma mensagem tocante, podem render selfies, fotos e postagens nas mídias. Isso não é apenas publicidade instantânea e gratuita, é o Cliente mostrando a todos o quanto ele gostou da sua Loja.

As pessoas quando vão as compras, adoram ficar passeando com suas sacolas cheias, mas qual Marca será a que vai ficar nas pontas? Aquela que todo mundo vê! Pois é, não basta apenas ser uma Marca desejada, até porque existem várias, mas será a sacola mais bonita, aquela que terá o logo, que foi desenvolvida baseada em toda a estratégia de posicionamento, para que dentre todas as sacolas, a da sua Loja fosse a escolhida para estar na ponta e todos poderem ver!

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hdstoredesign - henrique dourado3Sobre o Autor: Henrique Dourado é designer especializado em Varejo. Atua na área há 19 anos onde trabalhou nos maiores escritórios de arquitetura do país. Atendeu aos maiores players do mercado com grandes projetos e por 3 anos prestou serviços exclusivos a C&A. Atualmente é CEO e Diretor Criativo da HDSDSaiba mais!

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